terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Atualizando celular pelo Phoenix [ATUALIZADO]


Pensando em atualizar seu precioso s40, mas quando tenta pelo Nokia Suite, ele diz que não há atualizações disponíveis, mesmo você sabendo que tem, e é aí que você quer perder a cabeça e...
... calma, temos outras formas de mantermos nossos lindos dispositivos "atualizadinhos", e é isso que irei ensinar agora! * Adicionado outra versão do Phoenix


Esse fato acontece com muitos usuários, por causa de uma palavra chamada subsídio. Mas o que é isso?
Nada mais nada menos que aquelas besteiras que as operadoras colocam no sistema alterando ele, como: Toques exclusivos, imagens exclusivas, temas exclusivos, entre outras exclusividades que acabam com sua alegria na hora de atualizar seu dispositivo, pois você dependerá da operadora para que ela faça uma customização no sistema original e lance ela para o usuário final, e isso muitas vezes demora muiiiiiiito!

O que vamos fazer aqui é o seguinte: Trocar o sistema subsidiado por um "limpo", original de fábrica! Assim, toda vez que lançarem atualizações para seu dispositivo, você será o primeiro a receber! Sem depender mais de operadoras e nem de ninguém (apenas da Nokia claro! rsrs)!!!

Vamos aos passos!

- Antes de mais nada, certifique-se que a bateria de seu celular está totalmente carregada.
- Entre em contato com a fornecedora de energia  elétrica de sua cidade, e confirme se está tudo, ok e protegido contra quedas de energia. (kkkkkkkkkk, zueira, precisa disso não")
- Esse procedimento pode invalidar a garantia de seu celular (se tiver), mas é 100% seguro se feito corretamente.
- Não nos responsabilizamos por eventuais erros cometidos por falta de atenção, bem como não nos responsabilizamos caso você danifique seu aparelho. Faça consciente!

Anote!:
Digite *#0000# em seu aparelho
Grave o Modelo do seu celular, a versão do software e a RM

Programas Necessários:
Navfirm (corrigido em 22/06/2012)
Phoenix
Phoenix 2011 - Para testar, caso o outro não funcione. (corrigido em 22/06/2012)

1- Instale o Phoenix em seu PC
2- Depois disso, abra o Navfirm


3- Na caixa "Products", selecione o modelo de seu aparelho com a RM correta (1).
4- Na caixa "Release", selecione a última atualização disponível (2).
5- Na caixa "Variants", (essa tenha muito cuidado para selecionar a opção certa!), selecione a opção de firmware sem customizações. (3)
6- Na caixa "Files", marque todas as opções (4), e clique em "Download" (5). Veja a imagem abaixo:

Crie uma pasta com o nome de sua RM, no meu caso 618. Logo, o nome da pasta será "RM-618", e salve os arquivos dentro dela.

Explicando...
RM-618: é a RM do aparelho
AMER-L: américa latina
BR: brasil
RED: acor do meu modelo, que no caso é vermelho com preto. Mas se quiser pegar de outras cores pode.

7- Terminado de baixar os arquivos, mova a pasta que você criou (no meu caso RM-618), para a pasta "Products" onde seu Phoenix foi instalado.
Para saber onde está esta pasta, clique com o botão direto do mouse no ícone do phoenix que ficou no seu desktop, vá em propriedades, depois em Abrir local do arquivo. Logo você verá o local onde o phoenix foi instalado e nela a pasta "Products", onde você irá colocar sua pasta com os arquivos baixados.


Agora vamos para a segunda etapa: o Phoenix!

1- Conecte o aparelho ao PC em modo 'PC Suite'.
2- Abra o Phoenix. No botão "Conections", selecione seu aparelho, que provavelmente estará representado pela RM.


3- Clique no menu 'File' e depois em 'Scan Product' (Ctrl + R). Aguarde o aparelho ser reconhecido.


4- Depois vá no menu 'Flashing' e selecione 'Firmware Update'


5- Em 'Product Code', você vai selecionar a firmware que você baixou e colocou no diretório indicado (se você fez tudo certinho até aqui, ele vai aparecer). Clique no botão que tem 3 pontinhos e selecione a versão que você baixou. 'As vezes ela já aparecerá selecionada na caixinha, mas preste atenção pra ver se é ela mesmo, afinal, todo cuidado é pouco! rsrsrs


6- Por fim, clique em 'Update Software' e aguarde o processo ser iniciado.


Obs: Se der algum pau e o Celular MORRER!!!!


1. Ao invés de selecionar USB em “Connections” Selecione NO CONNECTION.
2. Vá no menu “File/Open Product” e escolha o RM-XXX (do seu aparelho).
3. Vá no menu “Flashing/Firmware Update”
4. Escolher nos 3 pontinhos a firmware que ira aparecer.
5. Marcar a opçao “Dead phone usb Flashing”
6. Clicar em “Refurbish”

Espero ter ajudado! =)

Tutorial por MX2
Imagens por MX2 e PlusGSM

66 comentários:

  1. eu instalei direitinho fiz tudo direitinho no phoepix,so que no final nao aparece a funcao: 'Update Software'.o que sera isso?

    sergiox200

    ResponderExcluir
  2. ja reistalei o progama e nada.conclusao nao consigui atualizar meu querido nokia x2 00.:-(
    dexa pra la...

    sergiox200:super triste

    ResponderExcluir
  3. Olhe se não tem alguma opção marcada que não deveria estar marcada. deixe as telas iguais as das imagens.

    ResponderExcluir
  4. MX2 pode me ajudar em uma coisa? Coloca um arquivo .mrp no seu x2 pra ver se ele reconhece porque o meu reconhece.

    ResponderExcluir
  5. josé batista,
    Ele reconhece, mas não abre.

    ResponderExcluir
  6. cara vlww msm,finalmente concigui,cara tenho nem como te agradecer,Deus te abencoe e sempre acompanhe.obriiggadooo meessmoooo!!!!

    ResponderExcluir
  7. qquee massaa meu celular ta bemm rapidaooo!!vlw mx2.

    ResponderExcluir
  8. @Bernardo Cruz,
    Pelo JAF o processo é quase idêntico, mas ainda acho pelo Phoenix mais rápido. De qualquer maneira, o importante é atualizar, =), Obrigado!

    @sergiox2 00,
    Até que enfim né rapaz! Estava preocupado com sua tristeza em não conseguir atualizar seu celular e arranjei uma possível solução... rsrs

    ResponderExcluir
  9. Ei MX2, sabe se tem outra versão de firmware do 5310 rm303 além da v10.10? Até mais XD

    ResponderExcluir
  10. Azuma,
    Sim. Tem:
    3.63,
    5.81,
    58.58(apenas na Europa),
    59.42(apenas na Europa),
    6.62(apenas Asia),
    7.1,
    8.32,
    9.42.
    Todas elas vem depois da 10.10 no Navifirm.

    ResponderExcluir
  11. a segunda parte pode fazer sem internet né?
    meu é um asha 200 será se dá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Vc só precisa de internet para baixar a FW no navfirm. Depois é tudo tranquilo.

      Excluir
  12. Eu escolhi a: AMER L2PORTUGUESE PINK
    (meu cel é rosa)
    e tô baixando ainda.
    espero que seja a certa
    ah! uma duvida:
    será que ela é limpinha (queria sem nada.sem toques de claro e de preferencia nem os da nokia tipo o nokia tune)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Ela vem sem nenhuma customização de operadora. Normalmente as que são de operadora, tem o nome da mesma na descrição.

      Excluir
    2. obrigado mesmo cara!!!
      agora é ficar roendo as unhas esperando ela baixar pois meu tempo é curto rsrs
      que tal abrir um espacinho para o asha 200 aki no blog com temas e tals?

      Excluir
    3. Mas já temos este espaço aqui! Todo conteúdo 320x240 é compatível com o Asha 200, incluindo os temas.

      Excluir
  13. É mais se o problema for o que eu penso...
    é que eu coloco temas e vou ouvir musica e dá memoria cheia daí eu acho que apagando as musicas da memoria do celular vai dar para ouvir musicas com o tema!
    por isso eu acho que os temas não são completamente compativeis (claro que nem todos)
    o unico jeito que eu conheço para apagar as musicas da claro/nokia é atualizando a firmware por isso vou atualizar a minha

    ResponderExcluir
  14. uhu!deu isso aki na hora de atualizar (já tinha baixado)
    Cannot load, the product "RM-761" is not recognised.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito provável que a FW que você baixou, não seja compatível com seu modelo. Tente baixar outra diferente.

      Excluir
  15. mas, tipo, só tem essa rosa.
    será que é necessario escolher a cor do celular mesmo?
    ou como vc disse "se quiser pegar de outras cores pode."?

    ResponderExcluir
  16. poxaa vlw!! consegui atualizar meu x3-o2 rapidinho!! e parabens pelo blog continuem assim!!
    ah MX2 eu enviei uma foto para o #SESSÃO:FOTO quando ira ser publicada? vlw!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza rapaz, que bom que vc conseguiu! Sua foto será publicada em breve junto com umas outras que estou arrumando aqui beleza? Muito legal sua foto! =)

      Excluir
  17. Cara eu não consegui de jeito algum,da uma mensagem de erro, dizendo q eu tenho q reiniciar, tirar a bateria e tentar novamente, fiz tudo certinho, a versão do meu é Nokia X2-00 V8.17, se puder me ajudar em algo desde já agradeço! vlw

    ResponderExcluir
  18. Testei num Nokia C2-02 uma Firmware sem customização, mas mesmo fazendo esse procedimento o celular continuou com todas as customizações da operadora.
    Usei a "RM-692 ATZ_M_GOLDEN_LATIN_BR".
    O que pode ser?

    Valeu

    ResponderExcluir
  19. Aew MX2 qual vc usou no seu X2-00 eu coloquei a RM-618 AMER-L BR RED LATIN no meu e o celular ficou extremamente lento não abre nem a galeria ajuda ae!

    Por:Ney

    ResponderExcluir
  20. Aew MX2 não precisa mais não o meu x2-00 tá suave agora eu atualizei ele pelo phoenix e ele ficou estranho fiquei pensando aki aí eu fui fazer a parada do “Refurbish” aí ele ligou com a versão 8.35 tá de bem mais rapido! valeu
    por:Ney

    ResponderExcluir
  21. CARA, PRO NOKIA ASHA 311 A VERSÃO MAIS ATUAL QUE EXISTE PRO BRASIL É A 3.81.
    TEM ALGUM PROBLEMA EU ATUALIZAR PARA A VERSÃO 5.92?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo necessidade, visto que se há essa atualização em outros países e não no Brasil, é devido alguns erros que só ocorreram em PCs do exterior. Ou seja, os problemas que eles tiveram, você não tem! As vezes as atualizações que eles recebem, chegam para nós um tempo depois, essas são as de melhorias (lançado em vários continentes). As que são para correção de bugs (pode ver no navfirm que elas tem apenas para alguns poucos lugares, ou só para um as vezes) não são recomendadas, a não ser que seu PC esteja no meio.

      Excluir
  22. tenho um nokia asha 311 com firmware da vivo quero instalar a mesma versao do firmware sem customização da operadora a versao do meu é RM-714 v03.81 escolhi no navfirm RM-714 NDT AMER-L BR DARKGREY (059F7N2) alguem ja atualizou o 311? essa firmware correta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Pode fazer a alteração e seja feliz! Sempre recebendo atualizações novas com prioridade, sem depender de operadoras! =)

      Excluir
  23. fiz a atualização 2 vezes e nao houve nenhum erro no processo porem o firmware continua com customização da operadora detalhe que baxei as 2 firmwares disponivle no navfirm e nao mudou nada alguem ja teve esse msm problema? Paulo H

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NO caso então, é melhor esperar uma atualização mais nova, para repetir o processo com a nova versão sem customização. Mas nunca tinha visto isso acontecer, normalmente sempre instala a FW limpa.

      Excluir
  24. estou com problema de pouca memória interna do meu nokia c2-06. será que se eu voltar ao primeiro firmware disponibilizado eu consigo resolver este problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, isso ocorre quando tem muita coisa salva na sua galeria. Procure mover os itens da mesma para o cartão de memória, e configure qualquer aplicativo como a câmera, para salvar os arquivos direto no cartão.

      Excluir
  25. MX2, baixei do Navifirm a firmware 8.70 do Nokia X2-01 e instalei no meu. Deu tudo certo, só que as customizações da operadora (TIM) permaneceram. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem certeza que baixou uma firmware limpa ? Escolha com cuidado para não errar.

      Excluir
  26. mx2 ve se pode me ajudar to com um x3 morto ai qndo passo ele pelo phoenix na hora de reconhce o aparelho da erro oq pode ta ocorrendo????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente fazer o procedimento dito no final do tutorial quando o celular está morto. Normalmente dá certo.

      Excluir
  27. Bom dia, gostaria de saber se essa atualização serve para C3?
    Pois meu marido teve us problemas com o dele, como por exemplo: a caixa de entrada de mensagens sumiu, jogos, calculadora, e todos os aplicativos de navegação na internet...
    Gostaria de saber se esta atualização que vc postou serve para c3 e se pode resolver esses problemas que mencionei...

    Desde já agradeo... ^^

    ResponderExcluir
  28. Comprei um nokia asha 303 há apenas 4 mês, e ontem surgiu um aviso sobre atualização do software nokia, baixei e selecionei 'instalar' e deixei quieto executando, vi q apareceu aquele circulo de 'carregando' na tela então achei que estivesse tudo certo. Porém um tempo depois tentei desbloquear e nada, então apertei a tecla liga/desliga até vibrar, e só aparece o nome nokia como se fosse ligar, mas ai a tela pisca umas 4 vezes e nada!

    Já tentei carregar e tentar de novo, retirar bateria...

    ResponderExcluir
  29. eu tenho um nokia asha 311 a alguns meses ja e ele ta meio doido. fica piscando e se reiniciando sozinho, nao fica mais no modo silencioso, e agr quando vou no aplicativo mensagens ele toca a musica de quando chega um sms

    ResponderExcluir
  30. por favoooooooooor, me ajuda cara, eu tenho um nokia asha 303 e quando coloco o fone de ouvido, não acontece nada, e se eu colocar na musica, a musica toca no alto falante, você tem como me ajudar?

    ResponderExcluir
  31. sera que tem como fazer isso ai nokia asha 311?
    si tive avisa pf

    ResponderExcluir
  32. cara, eu baixei o navifirm mais ele não encontra o meu celular, por isso não tem como selecionar nada, se vc poder mim ajudar eu agradeço...

    ResponderExcluir
  33. Olá pessoal eu queria saber se eu renomear os aquivos do firmware baixado pelo navifirme interfere na atualização de software pelo phoenix algum erro ou ele ñ reconhecerá o firmware é pq eu baixei um firmware e eu ñ sei se os arquivos estão com o nome certo!

    ResponderExcluir
  34. o Navfirm não pega no meu Pc. Ele não aparece a opção de escolher o modelo do meu celular. Meu Pc é windows 8. Me ajuda aí. PPfvor

    By: Biel

    ResponderExcluir
  35. Amigo muito bom seu tutorial. Eu abrir o NAVIFIRM mais não aparece nada, como devo proceder? Abrir ele com e sem o aparelho ta conectado ao USB. Aguardo, e desde ja meu muito obrigado.

    ResponderExcluir
  36. Ola recebi uma mensagem de atualizacao do nokia asha 311 e ele nao liga mais, sera que voce pode me orientar?

    ResponderExcluir
  37. Bom dia, tenho um Nokia Asha 311 e ele não esta inicializando, não sei o que fazer, podem me ajudar??? Nunca atualizei software ele tem 6 meses de uso. Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  38. como atualizar o meu x201 com esse programa?

    ResponderExcluir
  39. Tem alguma versão do phoenix que funcione no asha 501? '-'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda vou pesquisar sobre isso. Estou fazendo testes aqui, assim que tiver resultados, publico no blog.

      Excluir
  40. Ja tentei quase todas as fw,e msm assim da o erro de rm-813 no recognised,da uma força ae!!!

    ResponderExcluir
  41. o negocio na aparece no navifrin fica Data recevi
    oque e isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer dizer que o navfirm foi desativado. Agora ele é pago. Estou vendo, alternativas aqui. Assim que souber posto no blog.

      Excluir
  42. Melhor o Media player vem com uma nova interface

    ResponderExcluir
  43. Excelente tutorial,deu tudo certo.parabéns.

    ResponderExcluir

Baixou ? Por favor, Comente...

- Ao postar um comentário como "Anônimo", identifique-se! Comentários sem identificação, podem não ser publicados (em alguns casos).

- Não utilize termos inapropriados.

- Não faça propaganda.